domingo, 23 de junho de 2013

Tentar compreender o amor

"A Essência do Amor" é o mais recente filme de Terrence Malick, o realizador do maravilhoso "Árvore da Vida". A produção do filme foi marcada pela eliminação total de cenas contendo as prestações de alguns atores populares, como Jessica Chastain.
 
A narrativa fílmica aborda a evolução de duas relações amorosas, uma entre os protagonistas Neil e Marina e outra entre Neil e Jane, sendo a primeira aquela sobre a qual se debruça o realizador com mais enfoque. Neil e Marina, aparentemente muito apaixonados um pelo outro, regressam a Oklahoma depois de uma visita a França. A relação entre ambos começa a deteriorar-se com tempo e ela vai tentar procurar estabilidade na fé, com o apoio de um padre com dúvidas quanto à sua vocação, enquanto Neil se interessa cada vez numa amiga de infância, Jane.
 
Não sendo um dos melhores filmes de Malick, é ainda assim um bom filme. A abordagem da temática do amor roça o metafísico de uma maneira subtil e bela, explorando conceitos diversos, mas de um modo não tão profundo como seria de esperar por parte do realizador. O facto de o filme ser trilingue torna-o mais rico; oferece mais visões sobre temas específicos sem ser repetitivo. Mais uma vez, a banda-sonora escolhida adequa-se bem ao filme. As interpretações são bastantes eficientes.  Os cenários são bonitos e encaixam bem na narrativa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas