quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O crescimento de um homem

Estreou em Setembro o mais recente filme de Lee Daniels, o realizador do fantástico "Precious", um trabalho com o título "O Mordomo". As expectativas eram altas e o elenco vasto e de luxo servia como aliciante.

Poster do filme O MordomoBaseado em factos verídicos, "O Mordomo" acompanha a personagem Cecil Gaines desde criança até à terceira idade, focando-se principalmente no período em que ele trabalhou como mordomo na Casa Branca. São mostrados acontecimentos marcantes na sua vida e o modo como lidou com o racismo e as crises políticas. Em paralelo aborda-se o desenvolvimento do filho mais velho de Gaines, que de estudante inquieto e sedento de mudança se vai tornando num conhecido activista político contra a discriminação dos afro-americanos e contra as guerras.

"O Mordomo" é um filme organizado e emocionante que narra uma história e trata de temas importantes com eficiência e subtileza. O elenco porta-se bastante bem e Forest Whitaker na pele de Cecil Gaines é tocante e flexível. A publicitada banda-sonora, da autoria do português Rodrigo Leão, adequa-se bem à grande e inspiradora narrativa fílmica.
O maior defeito do filme é estar demasiado estruturado e polido, como um filme que quer agradar não só ao público, mas também, possivelmente, aos membros de Academias de Cinema. Isto pode ser uma virtude, ao garantir um produto seguro e de boa qualidade, porém é igualmente um defeito, pois limita o filme e torna-o um pouco menos interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Críticas boas e más às críticas